ADPP-GB | AJUDA-ME A AJUDAR

EM QUE CONSISTE? 

Devido a todo o vosso apoio, o sucesso global e inesperado de Andrà Tutto Bene, trouxe-me entre outras coisas, a possibilidade de ter um papel mais activo nesta luta contra a COVID-19 e foi a partir daí que comecei a pensar em que ângulo poderia eu ser uma ajuda maior. 

Uma coisa que desde o início disto tudo sempre me preocupou foi pensar que se nós na Europa, com sistemas de saúde evoluídos e condições de vida a cima da média, estamos a ter tanta dificuldade em combater esta pandemia, então como é que alguns dos países mais pobres do mundo iriam ter a mínima hipótese de a combater?! Decidi então que a minha ajuda, por mais pequena que fosse, teria de ser destinada a um desses países. 

Nesse momento agarrei no telefone e liguei a um dos meus melhores amigos (Timothy Lima), um enfermeiro e fotógrafo que esteve recentemente pela segunda vez na Guiné-Bissau, a participar numa missão humanitária. O Timothy, além de ter estado a ajudar nesta missão, fez também um trabalho notável de foto-reportagem, trabalho esse, que esteve recentemente exposto no Museu de Angra do Heroísmo com o título “Filhos da Luz”. Mergulhou na cultura Guineense e viveu-a de perto o suficiente para regressar a Portugal com uma paixão e um carinho pelo povo da Guiné-Bissau verdadeiramente contagiantes. 

Foi ele quem me apresentou ao Osvaldo Coutinho da ADPP-GB (Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo – Guiné-Bissáu) e quem me disse: “-tens de o conhecer, tem um coração do tamanho do mundo”. Após ter sido apresentado ao Osvaldo e ter conversado com ele um pouco, depressa percebi a que é que o Timmy se referia e a minha decisão foi tomada. 
Foi esse o momento em que nasceu então esta parceria. 

COMO PODES AJUDAR? 

1.OUVINDO E PARTILHANDO “ANDRÀ TUTTO BENE” 
Uma parte significativa de todos os lucros que a canção “Andrà Tutto Bene” gerar será doada à ADPP-GB e isto significa que cada vez que estás a ouvir e a partilhar esta canção, estás também tu a contribuir diretamente para esta causa. 

2.COMPRANDO UM DOS 100 DISCOS “HOPES & DREAMS” 
Decidi juntar à minha pequena ajuda, um lote de 100 discos “Hopes & Dreams” em que 100% do lucro de cada venda (12€ unidade) serão doados à ADPP-GB. Em cima deste valor serão apenas somados os valores respectivos de portes que estão discriminados na loja online. 

Ao comprares o disco o teu nome figurará aqui na parede ADPP-GB do meu site, enquanto alguém que fez um donativo e contribuiu para esta causa. Os discos serão todos assinados e embalados por mim e acompanhados por uma mensagem pessoal de agradecimento. 

3.COMPRANDO O PRINT DA FOTOGRAFIA DOADA PELO TIMOTHY LIMA 
O Timothy Lima decidiu também ele doar uma das impressões da sua exposição para que a mesma fosse vendida, com esse valor a reverter totalmente também para a ADPP-GB. Também neste caso, a fotografia será enviada por ele próprio, com uma mensagem de agradecimento escrita e assinada por ele. 

 

GOSTAVAS DE SABER UM POUCO MAIS SOBRE ADPP-GB E A UTILIZAÇÃO DESTES FUNDOS? 

Iniciativa No Mama Guin (No Na Tadja COVID-19) 

A pandemia da COVID-19 trouxe um estado de emergência à Guiné-Bissau, com regras muito restritas, nomeadamente, proibição de deslocações de/para as regiões, proibição de deslocação dentro das cidades e aldeias (circulação permitida apenas entre as 07h00 e as 11h00), proibição de ajuntamentos de pessoas, fim dos mercados de rua, cessação dos direitos laborais e de outros direitos constitucionais. Com este confinamento social, a Guiné-Bissau está a atravessar uma fase de situação de emergência com impacto devastador na economia das pessoas que ficaram sem emprego/salário, sem acessos a produtos alimentares, sem possibilidade de gerar rendimento, isolados nos bairros/aldeias. Neste momento há uma força policial e militar nos bairros de Bissau que quase não permite ninguém entrar nem sair, existindo até registo de uso excessivo das medidas de proibição por parte das forças militares. Os alimentos começam a escassear e a possibilidade de poderem comprar os poucos alimentos que restam são diminutas (os preços inflacionaram muito). 

A ADPP-GB, que tem como foco as populações mais vulneráveis, criou um sistema de proteção social para apoiar as pessoas com mais dificuldades de acesso a alimentos e a medicação. Para tal, foram criados em alguns bairros da cidade de Bissau e nas regiões da Guiné-Bissau pontos de distribuição de alimentos e de dispensa terapêutica. 

Com os valores angariados por esta parceria a ADPP-GB pretende criar um kit de alimentos, constituído por produtos básicos (arroz, massas, produtos secos, produtos transformados) e por produtos frescos (carne, peixe, legumes e frutas) e fazer uma distribuição diária pelas famílias que estão neste momento a ser sinalizadas como as mais carenciadas de forma a evitar que as mesmas tenham de sair à procura de alimento ou que morram de fome devido ao isolamento social e à falta de comida. 

A missão da ADPP-GB é criar oportunidades de desenvolvimento económico, social e cultural, a longo prazo para as pessoas mais vulneráveis, trabalhando principalmente em áreas rurais e de difícil acesso. O trabalho realizado visa contribuir para melhorar as condições de vida dos beneficiários num sentido integrado e holístico.

SABE MAIS SOBRE A ADPP-GB AQUI!
NO STA DJUNTO! (Estamos Juntos!)